O Grupo de Pesquisa Africanias UFRJ reúne pesquisadores de diversas áreas do conhecimento e de diferentes instituições em torno da investigação a respeito da música vocal brasileira, em seus diversos gêneros. Reconhecemos o distanciamento entre o português brasileiro e o português europeu, compreendendo suas variantes de pronúncia e escrita – do ponto de vista morfológico e sintático – e seu léxico singular, proveniente de diferentes línguas europeias, africanas e indígenas. Além disso é de nosso interesse o estudo da prosódia resultante do português brasileiro em música. O desenvolvimento de recentes pesquisas feitas pelo grupo trouxe a necessidade de ampliação destes saberes para as Américas.
O nome do grupo inspira-se no conceito explicitado pela etnolinguista Yeda Pessoa de Castro: “O termo africania designa o legado linguístico-cultural negroafricanonas nas Américas e no Caribe que se converteu em matrizes partícipes da construção de um novo sistema cultural e linguístico que, no Brasil, se identifica como brasileiro” (CASTRO, 2014, p. 1) .
Página do grupo: africanias.musica.ufrj.br
Referências Bibliográficas
- CASTRO, Yeda Pessoa de. Marcas de africania no português do brasil: o legado negroafricano nas américas. Africanias.com, n. 6. 2014. Disponível em http://www.africaniasc.uneb.br/pdfs/n_6_2014/yeda_pessoa_de_castro_n_6.pdf. Acesso em 04 de agosto de 2020.
Saiba mais sobre o nosso grupo de pesquisa no site do CNPq.